Mais de 33 mil estudantes atendidos pela rede pública municipal de ensino de Cuiabá passaram pela Prova Cuiabá realizada de 30 de novembro ao dia 3 de dezembro. A avaliação, com questões de Língua Portuguesa e Matemática, foi aplicada aos estudantes do Ensino Fundamental (do 1º ao 9º Ano), e da Educação de Jovens e Adultos (Alfabetização, 2ª e 3ª Fases), e visa obter dados que possam subsidiar ações de melhoria do processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas.
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, explicou que auferir a proficiência dos estudantes é fundamental para que a Secretaria e as unidades educacionais possam planejar as ações para o Ano Letivo 2022. “A cultura da avaliação ganhou força nas políticas públicas de educação. E, a gestão Emanuel Pinheiro, por meio da Secretaria de Educação, quer avançar nessa estratégia por acreditar que a avaliação é um instrumento capaz de indicar as necessidades e potencialidades da rede de ensino, contribuindo para obtenção de dados e a produção de informações sobre o rendimento escolar, de forma que seja possível, a partir dessas informações, orientar gestores e professores sobre medidas de intervenção pedagógica essenciais, que garantam o direito de aprendizagem aos estudantes”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene Machado.
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Nesse sentido, a Lei nº 5949/2015, que instituiu o Plano Municipal de Educação, na meta que trata da melhoria do fluxo e da produtividade dos estudantes, definiu como uma das estratégias para melhorar ainda mais a qualidade do ensino em Cuiabá, o Projeto Avaliar que efetivou a Avaliação Institucional, Prova Cuiabá, implantada desde 2009.
Em 2020, mesmo com as restrições impostas pela pandemia, a avaliação foi realizada de forma presencial, escalonada, com a adoção de todas as medidas de biossegurança e autorização dos pais ou responsáveis. Censitária, de caráter diagnóstico, a avaliação serviu para reorganizar o ano letivo de 2021, tanto no aspecto pedagógico, com a definição das habilidades e competências essenciais, bem como as medidas de intervenção pedagógicas a serem adotadas e também a formação continuada dos professores.
Para a coordenadora de Formação, da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Quinhone, considerando o período pandêmico e mesmo com resultados positivos em relação ao processo de construção de algumas habilidades essenciais para cada Ano/Fase, existem desafios a serem superados nos próximos anos. “A aplicação da Prova Cuiabá é uma prioridade para a definição de políticas públicas com foco na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, na formação continuada adequada às necessidades formativas dos professores e para a proposição de investimentos em ações que busquem a equidade e a qualidade da prática educativa implementada nas escolas, impactando positivamente na ampliação e na aprendizagem efetiva dos estudantes”, disse a coordenadora de Formação, Eliane Quinhone.
Expectativas
Este ano, com a participação de 33.473 estudantes do 1º ao 9º Ano a Prova Cuiabá foi realizada (de 30/11 a 3/12) por avaliadores externos o que significa um controle maior da aplicação das provas.
Em relação as estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Educação em relação ao processo ensino aprendizagem algumas medidas já estão implantadas.
Para avançar na recuperação das habilidades não consolidadas, a Secretaria Municipal de Educação está fortalecendo Programas como o de Alfabetização Cuiabano (ProAC), voltado para os estudantes matriculados nos 1º, 2º e 3º Anos; o de Melhoria da Proficiência (PROMP), que atende os estudantes do 5º Ano e o Brincar e Letrar voltado para a Pré-Escola. Outras iniciativas são a Sala de Apoio a Aprendizagem e o programa do governo federal Tempo de Aprender.
A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é de que os seus resultados da Prova Cuiabá possam ser discutidos na Semana Pedagógica de 2022, evento que abre o Ano Letivo e acontecerá de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, quando acontece a Aula Inaugural, o que vai auxiliar as equipes gestoras e professores no planejamento pedagógico.