Diante da ameaça de uma terceira onda da covid-19 e a confirmação de que a nova variante do novo coronavírus já está em circulação no país, Cuiabá adotou novas medidas para evitar o contágio. Nesta noite de quarta-feira, a Prefeitura oficializou a obrigatoriedade do "Passaporte Covid" para entrada em determinados estabelecimentos.
O Passaporte - que poderá ser o cartão de vacina comprovando o recebimento das duas doses - ou dose única - ou o teste PCR, com realização de, no máximo, 48 horas.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A documentação será exigida para entrada e permanência em estádios e ginásios esportivos; cinemas, teatros, museus e salões de jogos; casas de shows e similares; hospitais e unidades de saúde, tanto públicas quanto privadas; e todos os órgãos públicos.
O decreto ainda recomenda que os órgãos federais e estaduais adiram à determinação municipal.
Na justificativa, a Prefeitura pontua variante ômicron, classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além disso, o documento também cita que a vacinação ainda não atingiu 100% da população, pontuando que 20 mil pessoas com mais de 18 anos não compareceram aos polos para recebimento da primeira dose da vacina e outras 57 mil faltaram à segunda dose.
O decreto também ressalta que 33% ainda não foram imunizados contra a doença.