Diante do novo aumento de casos e internações por covid-19, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) deve retomar o toque de recolher mais rígido a partir da próxima semana. A afirmação foi feita pelo próprio gestor nesta quinta-feira (27), em conversa com jornalistas durante entrega do Centro de Referência no Atendimento ao Autista.
Emanuel explicou que o decreto estadual nº 874/2021 estabelece uma série de medidas restritivas mais duras para quando a taxa de ocupação dos leitos de UTI subir acima de 85%. Nesta quarta-feira (27), a taxa bateu 88,5%, consolidando o terceiro dia seguido de alta.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Vai depender do comportamento do vírus. Se os leitos de UTI estiverem em 85% de taxa de ocupação, já existe decisão judicial que eu devo acompanhar as normas do decreto estadual, que estabelece 21h para o toque de recolher, por exemplo”, disse o prefeito.
A versão atualizada do decreto estadual prevê toque de recolher das 23h às 5h em todo o estado. Inicialmente, previa toque de recolher às 21h, mas o horário foi alterado pelo decreto 897/2021.
Confira as restrições:
Toque de recolher: das 23h às 5h
Proibida venda de bebidas alcoólicas para consumo local
Funcionamento do comércio: seg. a sáb., das 5h às 22h / domingo: das 5h às 12h
Restaurantes de shoppings: domingo até as 15h
Drive-thru e ‘pegue-leve’: seg. a sáb., até 22h45
Delivery: até 23h59
Limite máximo de 30% de ocupação em templos, cinemas, teatros e outros.