Mato Grosso acompanha o restante do país e apresenta um aumento de casos positivos de covid-19 em pessoas acima dos 60 anos. A informação consta no novo Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado na última sexta-feira, 16 de dezembro.
Na última atualização, observa-se que 21 das 27 unidades federativas apresentaram sinal moderado de crescimento na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) até a semana 49.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
São: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Em todos esses estados observa-se sinal de crescimento na população adulta, especialmente nas faixas etárias acima dos 60 anos, associado ao aumento de casos de Srag por covid-19.
Com o aumento de casos positivos registrados desde o mês de novembro, a Fiocruz recomendou a retomada do uso de máscaras adequadas (preferencialmente N95 ou PFF2) em ambientes de maior exposição ao vírus, como: transporte público, locais fechados ou mal ventilados, aglomerações, e nas unidades de saúde.
Além disso, com a proximidade das festas de final de ano, a recomendação se estende aos locais que apresentam reversão de tendência, dado o cenário nacional e maior exposição nesse período do ano.
25 macrorregiões estão em nível pré-epidêmico, 19 em nível epidêmico, 73 em nível alto, 1 em nível muito alto, e 0 em nível extremamente alto.