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Cidades Quinta-feira, 26 de Agosto de 2021, 05:00 - A | A

Quinta-feira, 26 de Agosto de 2021, 05h:00 - A | A

DEBATE ONLINE

Construção da Ferrogrão é pauta de debate em webinar nesta quinta

Assessoria de Imprensa

A Associação Nacional da Advocacia Unida Contra a Corrupção (AUCC), em parceria com a Rede Governança Brasil (RGB) e o Instituto Latino – Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), realizará nesta quinta-feira (26.08), a partir das 19 horas (horário de Brasília) o webinar “Ferrrogrão e Governança: um panorama e vários pontos de vista”.

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O evento será transmitido no canal do YouTube da RGB.

Participam do debate o presidente da AUCC, Luis Landres; o advogado e especialista em Direito Público, Melillo Dinis; o administrador de empresa e proprietário da Vaz e Ferreira, Edeon Vaz; o professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral, Paulo Rezende; a engenheira ambiental e especialista em ESG Sustentabilidade Corporatva, Camila Bugarim, além do procurador federal, mestre em Administração Pública e coordenador do Comitê de Agropecuária da RGB, Daniel Catelli, que será o mediador do evento virtual.

“O principal objetivo do evento é debater o projeto da ferrovia batizada como 'Ferrogrão', a qual tem o propósito de transformar a logística da região, explicou o coordenador do Comitê de Agropecuária da RGB, Daniel Catelli.

Segundo Catelli, um dos aspectos positivos da obra está no fato de que a ferrovia vai retirar um milhão de toneladas de CO2 da atmosfera. “Há a expectativa que a ferrovia atue como uma barreira verde para mitigar o desmatamento, segundo os idealizadores do projeto. Vejo com muito entusiasmo o webnar, pois debateremos as várias visões sobre o tema, inclusive aquela referente às ressalvas quanto à modificação dos limites do Parque Nacional do Jamanxim. No evento esperamos oportunizar aos participantes uma visão abrangente sobre o empreendimento”, finalizou.

Inscrições - As inscrições para participar do webinar são gratuitas e podem ser feitas aqui. Haverá emissão de certificado aos participantes.
Ferrogrão

A Ferrogrão tem sido um dos temas debatidos por movimentos agropecuaristas, ambientalistas e autoridades públicas.

Conhecida por Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico) (EF-354), consiste em um projeto de ferrovia transversal brasileira com aproximadamente 1.641 quilômetros de extensão, em bitola larga, que interligará a Ferrovia Norte-Sul em Mara Rosa (GO) até Vilhena (RO) para o escoamento da produção de grãos da região Centro Oeste. Esta ferrovia é parte do contexto do projeto da Ferrovia Transoceânica, que busca conectar o litoral atlântico brasileiro ao litoral peruano do Oceano Pacífico. O projeto e construção está a cargo da VALEC, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes.

Segundo o Governo Federal, a Ferrogrão terá capacidade para transportar 42 milhões de toneladas, inicialmente em 933 km de extensão. A ferrovia terá alta condição de transporte e competitividade no escoamento da produção pelo Arco Norte. Espera-se um aporte de investimentos na ordem de R$ 8,4 bilhões no projeto de concessão.

De acordo com o Ministério de Infraestrutura e Logística, o empreendimento deverá consolidar o novo corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte, ligando Sinop (MT) ao Porto de Itaituba (PA). Estão previstos, ainda, o ramal de Santarenzinho, entre Itaituba e Santarenzinho, no município de Rurópolis (PA), com 32 km, e o ramal de Itapacurá, com 11 km.

O projeto faz frente à expansão da fronteira agrícola brasileira e à demanda por uma infraestrutura integrada de transportes de carga. O empreendimento aliviará as condições de tráfego na BR-163/PA, diminuindo o fluxo de caminhões pesados e os custos com a conservação e a manutenção.

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