Considerada uma das principais atividades de zeladoria desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá, o programa Cata-treco contínua atendendo as demandas da população. Nesse período de quarentena, por conta do novo coronavírus (Covid-19), as solicitações podem ser feitas via WhatsApp, utilizando o número (65) 9 9243–6502.
A ação, que faz parte do grupo de serviços essenciais para a saúde pública, é responsável por recolher e dar a destinação correta a objetos descartados pelo cidadão. Conforme a Secretaria de Serviços Urbanos, por meio dos pedidos feitos exclusivamente por mensagens de texto, são realizados uma média de 40 atendimentos, por dia.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Para executar a atividade, a Secretaria conta, neste momento, com quatro equipes externas, sendo uma para cada região da cidade, além da que atua no recolhimento das demandas, em regime de home office. Aos operadores de limpeza empenhados nessa função fora disponibilizados kits de proteção compostos por luvas, máscara e álcool para higienização.
“Tivemos que reduzir o número de equipes, mas não estamos poupando esforços para continuar desenvolvendo esse trabalho. É valido destacar o número de pedidos é extremamente alto. Então, contamos sempre com a paciência da população. Ao fazer a solicitação o cidadão já recebe as orientações sobre o que é recolhido e o prazo para atendimento”, explica o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.
Além da limpeza, o programa cumpre uma função importante da inclusão social dos trabalhadores que atuam na área de reciclagem na Capital. A Prefeitura possui parceria com quatro cooperativas que recebem os materiais descartados. Já aquilo que não pode ser reaproveitado, a própria Secretaria faz o encaminhamento ao aterro sanitário, dando a destinação correta.
De acordo com a Secretaria, quando em rotina normal, a cada comunidade atendida, as equipes retiram uma média de 30 toneladas de materiais. “Fazemos o recolhimento de objetos como cama, sofá, geladeira, porta, janela e outros tipos que não possuem mais utilidade. O Cata-treco é uma importante ferramenta de combate aos bolsões de lixo”, comenta o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos.