O município de Cáceres é destaque no programa "Inova Pantanal", conseguindo garantir 23 projetos dentro das 30 vagas que estavam disponíveis, sendo uma ação nacional do "Inova Biomas", realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Outro programa também realizado é o "Inova Cerrado", onde as inscrições de ambos foram encerradas em setembro.
O analista técnico do Sebrae/MT, Fernando Pscheidt, contou que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Nacional reconheceu o feito inédito de Mato Grosso, que conseguiu 77% dos projetos inovadores selecionados de uma única cidade: Cáceres. Agora, todas as ações presenciais de ambos os programas, que estavam previstas para acontecer em Cuiabá, serão realizadas no município. A cidade possui poucas startups, porém se tornou um verdadeiro potencial polo de empresas de bioeconomia de Mato Grosso.
Todo esse processo foi acompanhado pelo analista técnico da Agência de Cáceres do Sebrae/MT, Fabricio Castrillon, que esteve acompanhando cada um desses projetos, que tiveram uma articulação assertiva no município, conseguindo parceiros que fizeram toda a diferença, inclusive, conseguindo incluir na grade de edital da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em diversas ações.
Ele contou que todo o processo de seleção do programa "Inova Pantanal" começou com a abertura do edital. Durante esse período, os participantes puderam se inscrever com suas ideias de bioeconomia. No dia 13 de agosto, foi realizado o IDEATHON, que é um evento que teve como objetivo fomentar e fortalecer as ideias dos participantes, especialmente em Cáceres, contando com dois grandes parceiros: Abacate Digital e Aginove.
"Um dos principais desafios foi convencer os participantes do valor e impacto que o programa poderia gerar. Muitos estavam céticos quanto aos benefícios. No entanto, essa desconfiança serviu para entender melhor o cenário de inovação local e a necessidade de incentivos mais próximos para fomentar o ecossistema", disse ele.
Fabricio ainda explicou que a expectativa é que as equipes que estiverem participando das próximas etapas consigam se qualificar e aperfeiçoar suas ideias, com a intenção principal de conquistar as premiações oferecidas. Ele avalia ainda que espera que os participantes possam transformar suas ideias em empreendimentos sustentáveis e promissores, contribuindo para o desenvolvimento da bioeconomia no Pantanal.
"Os empreendedores ficaram extremamente felizes e animados ao saber que foram selecionados, especialmente os da cidade de Cáceres, que teve 23 ideias aprovadas. A reação positiva e o feedback entusiasmado mostram o quão engajados estão os participantes, com muitas comemorações e mensagens de apoio após a divulgação dos resultados", contou animado o analista do Sebrae/MT.
Próximo passo dos programas oferecidos pelo Sebrae
O próximo passo dos programas "Inova Cerrado" e "Inova Pantanal" inclui mentorias, palestras, oficinas e capacitações semanais até o término do ciclo de pré-aceleração, com o objetivo de melhorar os projetos, moldando-os em negócios rentáveis e sustentáveis, contribuindo para que os participantes expandam suas perspectivas e potencial de mercado.
"O 'Inova Pantanal' e 'Inova Cerrado' oferecem capacitações e mentorias para pessoas físicas que ainda estão no estágio inicial de suas ideias e precisam desenvolver o modelo de negócio. Eles beneficiam os participantes ao oferecer suporte técnico e estratégico para que suas ideias se transformem em negócios viáveis e sustentáveis, promovendo a conservação dos recursos naturais do Pantanal e Cerrado, fomentando o ecossistema empresarial das regiões", pontuou Castrillon.
Funcionamento dos programas nacionais
Os programas "Inova Cerrado" e "Inova Pantanal" fazem parte do programa nacional "Inova Biomas", realizados de forma simultânea em todos os estados que possuem algum dos respectivos biomas do Brasil. As ações valorizam o ecossistema que ainda está em construção de startups em suas regiões.
Conforme o analista técnico do Sebrae/MT, Fernando Pscheidt, em 2023, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas realizou o "Inova Amazônia", onde foram realizadas as fases de ideação com capacitações e prêmios em dinheiro. Agora, na fase de tração, os empreendedores receberam seis meses de bolsa em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fepemat), assim como apoio logístico para prospecção de seus negócios em Manaus, Cuiabá e Florianópolis.
Nesta edição, dentro de cada um dos programas, foram selecionados 30 projetos para cada um dos editais, onde, nos próximos três meses, participarão de forma gratuita de capacitações presenciais e online com profissionais renomados nacionalmente. Além disso, os melhores projetos estarão disputando prêmios em dinheiro a partir de R$ 15 mil.
"Durante o período de inscrição, foram realizados Ideathons em Barra do Garças, Cáceres e Cuiabá, para estimular aqueles que pretendiam ter chances de concorrer a uma vaga, mas não tinham uma ideia de projeto estruturado", contou Fernando, ainda enfatizando que, na capital mato-grossense, o Ideathon contou com a parceria do Centro Universitário da Universidade de Várzea Grande (Univag) e, em Cáceres, com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
A lista dos selecionados foi divulgada no dia 27 de setembro. Agora, os classificados avançam para a fase de Ideação dos Programas "Inova Pantanal" e "Inova Cerrado". Você pode conferir a lista dos selecionados do "Inova Cerrado" aqui e a lista do "Inova Pantanal" aqui.
Inova Cerrado 2024
O "Inova Cerrado 2024 – Módulo Ideação" é um programa de pré-aceleração de ideias vinculadas à bioeconomia. O Sebrae tem o propósito de ampliar a quantidade de negócios sustentáveis e inovadores da bioeconomia no bioma.
Esse módulo é destinado a pessoas físicas, inclusive pesquisadores, que ainda não tiraram a ideia do papel e precisam definir o modelo de negócio, assim como validar seus produtos ou serviços para então lançá-los ao mercado. Essa ideia de negócio deve ter como premissa o desenvolvimento de alguma atividade empresarial ligada à bioeconomia, contribuindo para a conservação, preservação ou uso sustentável de recursos naturais da biodiversidade do Cerrado.
Inova Pantanal 2024
O "Inova Pantanal 2024 – Módulo Ideação" é um programa de pré-aceleração de ideias vinculadas à bioeconomia. O Sebrae tem o propósito de ampliar a quantidade de negócios sustentáveis e inovadores da bioeconomia do Pantanal.
Esse módulo é destinado a pessoas físicas, inclusive pesquisadores, que ainda não tiraram a ideia do papel e precisam definir o modelo de negócio, assim como validar seus produtos ou serviços para então lançá-los ao mercado. Essa ideia de negócio deve ter como premissa o desenvolvimento de alguma atividade empresarial ligada à bioeconomia, contribuindo para a conservação, preservação ou uso sustentável de recursos naturais da biodiversidade do Pantanal.