Samuel Santos dos Reis, o bebê de apenas dois meses, que morreu no último domingo (28) ao dar entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Sorriso, estava com covid-19. O resultado deu positivo após um exame médico apontar o vírus no corpo da criança. Durante três dias, Samuel foi levado a unidades de saúde do município, mas não teve o vírus detectado em seu organismo.
Conforme veiculado na imprensa local, Samuel foi levado na sexta-feira (26) ao PSF Novos Campos/Upinha da Zona Leste. O relato era que Samuel estava com tosse e rouquidão. Ele recebeu receita médica e foi liberado.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Um dia depois, na tarde de sábado (27), a criança foi novamente levada à Upinha. A mãe de Samuel teria relatado que o bebê estava com dor de garganta, tosse e dificuldade para respirar. O bebê teria sido analisado e liberado, pois, segundo divulgado, o quadro de Samuel não requeria atenção.
Ainda no sábado, no fim do dia, Samuel foi levado à UPA Sara Akemichi Ichicava, novamente com tosse e dor de garganta. O bebê foi submetido a um exame de raio-x, que atestou uma discrepância no coração.
No domingo, data da morte, a criança novamente voltou à UPA e da triagem foi encaminhada para o box de emergência, onde teve uma parada cardíaca e médicos tiveram que usar técnicas de reanimação durante uma hora.
Samuel foi intubado e em novo raio-x, os médicos atestaram que a discrepância no coração havia aumentado, no entanto, conforme veiculado, o pulmão da criança permanecia limpo.
Conforme informado, a equipe médica trabalhou para tentar salvar a vida de Samuel, mas ele não resistiu e morreu.
O caso está sendo investigado pela Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso.