O artigo “O processo de constituição da identidade dos trabalhadores voluntários da Pastoral do Migrante em Cuiabá – MT”, escrito pelo mestrando Davi Navarro Brasil dos Santos e por Rita Eliana Masaro, docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia, foi premiado na segunda edição do Congresso Internacional de Administração Pública (CIAP) e a terceira edição do Congresso Nacional em Administração Pública da Rede Nacional Profiap (CONAP).
O trabalho, que também é tema da pesquisa de mestrado de Davi Navarro Brasil dos Santos, sob orientação de Rita Eliana Masaro, analisou o processo de constituição da identidade dos trabalhadores voluntários da Pastoral do Migrante da Paróquia Divino Espírito Santo, localizado no bairro CPA 1, em Cuiabá.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Para o trabalho, optou-se por utilizar uma pesquisa qualitativa, adotando, como método, a pesquisa bibliográfica e a história de vida por meio de entrevistas semiestruturadas presenciais com oito trabalhadores voluntários da Pastoral do Migrante.
Como conclusões preliminares, o artigo identificou que o trabalho voluntário inserido no terceiro setor é uma prática multifacetada que passa por diversas motivações que se manifestam de modos distintos em cada um dos indivíduos, criando um espaço de diferentes dimensões e com diversidade de significados.
Além disso, o estudo apontou que as razões que despertam o desejo dos indivíduos se envolverem no trabalho voluntário não se limitam a ações altruístas e egoístas, mas que ambos coexistem e se complementam, expressando tanto a busca por satisfação pessoal e bem-estar subjetivo quanto o desejo de contribuir para a transformação social.
O trabalho também apontou que o voluntariado se destaca como um espaço de crescimento e aprendizado, como destacado nos indivíduos movidos por motivos profissionais, possibilitando que os indivíduos desenvolvam habilidades, ampliem redes de contato ou, em alguns casos, mudar a trajetória profissional.
Por fim, a pesquisa identifica motivações ideológicas como elemento central, sobretudo em organizações voltadas a causas específicas ou fundamentadas em valores religiosos. “A conexão com a missão institucional não apenas sustenta a permanência dos indivíduos nas práticas voluntárias, mas também reforça a relevância de suas ações. Iniciativas como o acolhimento e o suporte a migrantes e refugiados exemplificam como o trabalho voluntário pode gerar impactos positivos concretos na vida das pessoas”, conclui o artigo.
A pesquisa parte da abordagem da teoria da identidade e utiliza o método de história de vida, visando identificar os fatores culturais e pessoais que influenciam a escolha pelo trabalho voluntário e compreender as motivações desses voluntários, analisando como essas motivações contribuem para a transformação identitária.
Deste modo, o estudo pretende contribuir para uma melhor compreensão do papel do trabalho voluntário na construção da identidade individual em contextos de assistência a migrantes.