Mais de 9,5 mil imóveis de Cuiabá passaram a contar com infraestrutura para a coleta de esgoto no ano de 2024. Balanço de realizações, projetos e novos recursos tecnológicos a serviço do saneamento cuiabano foram apresentados pela Águas Cuiabá, empresa da Iguá Saneamento, à imprensa em entrevista coletiva nesta terça-feira (10), no auditório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central.
A concessionária aponta que a expansão da rede de água também beneficiou a quase 8 mil imóveis na capital este ano. Desde 2017, primeiro ano sob a gestão Iguá, foram implantados 107 quilômetros de novas redes de água e outros 510 quilômetros de tubulações de coleta de esgoto. Para se ter uma ideia dessa dimensão, praticamente equivale à distância entre Cuiabá e Barra do Garças, na divisa com o Estado de Goiás, ou a uma viagem de ida e volta à cidade de Lucas do Rio Verde, por exemplo.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Toda essa infraestrutura urbana abre caminho para números impactantes. Somente em 2024, foram captados 98 bilhões de litros de água bruta dos Rios Cuiabá e Coxipó para o atendimento à população de todas as áreas regularizadas da capital. O volume de esgoto tratado foi de 18 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 7,2 mil piscinas olímpicas.
Qualidade - Assegurando a qualidade nos processos de tratamento, balanço da Águas Cuiabá também aponta a realização de 729 mil análises dentro das estações de tratamento de água (ETAs) e 73 mil análises nas estações de esgoto (ETEs). “Todos esses indicadores revelam a grandiosidade do saneamento cuiabano. Estamos falando de um serviço essencial, extremamente dinâmico, com uma estrutura de pessoas e equipamentos atuando 24 horas por dia pela comunidade. Isso nos desafia e nos honra, a todo time Águas Cuiabá”, destaca o diretor-geral da concessionária, Leonardo Menna Barreto.
A incorporação de novas tecnologias no saneamento em Cuiabá foi um dos pilares para os resultados alcançados em 2024, observa a diretora operacional da Águas Cuiabá, Julie Campbell. Entre outras mostras de inovação, robôs com equipamento de vídeo vêm auxiliando equipes na inspeção de redes, o que agrega mais eficiência e reduz riscos à saúde de trabalhadores.
Perspectivas e desafios – Um dos projetos prioritários para 2025 é o lançamento da construção da ETE Sul e a implantação de outras seis estações de tratamento de esgoto compactas. O objetivo é ampliar a estrutura sanitária disponível, paralelamente a um apelo importante à população: a necessária conexão de imóveis à rede de esgoto.
Em 2024, esse alerta foi fortalecido com o programa Interligue Já, numa união entre Poder Judiciário, Ministério Público, Município de Cuiabá, Agência Reguladora e Águas Cuiabá. O desafio conjunto é impulsionar a conexão de famílias cuiabanas à rede de esgoto, passo essencial para que a sustentabilidade avance na região.
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization - ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa. Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba.
Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento atua na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 19 municípios, de cinco estados brasileiros (AL, MT, PR, RJ e SP), com 8 operações que beneficiam quase 3 milhões de pessoas. Em setembro de 2024, a Iguá venceu o leilão de concessão parcial dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Sergipe, onde atenderá 74 municípios, e o leilão de PPP da Companhia Estadual de Saneamento do Paraná (Sanepar), arrematando o lote 3, pelo qual vai operar em 28 municípios da região Oeste do Paraná.
Signatária da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco em universalização do saneamento, segurança hídrica, redução das emissões de CO2, aumento de mulheres na liderança e transparência de gerenciamento do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark. A Iguá também se destacou, pela 4ª vez, como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2024, ranking nacional que avalia a relação com startups. Ainda em 2024, a companhia garantiu a manutenção de suas certificações ISO 37001 e ISSO 37301 (Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance), demonstrando maturidade desde a certificação inicial e reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados em suas operações. Em 2023, a companhia foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.