O clarão que surgiu na madrugada desta quarta-feira (3) nos céus de São Paulo e intrigou moradores foi provocado por um meteoro, popularmente conhecido como estrela cadente, segundo quatro especialistas ouvidos pelo g1 e pela TV Globo. O fenômeno foi registrado por câmeras de vídeo em diversas cidades paulistas, e até em outro estado, como em Minas Gerais (veja vídeos nessa reportagem). Nas redes sociais, muitas pessoas especulavam o que poderia ter causado o brilho no céu.
As gravações mostram o momento que um objeto luminoso entra na atmosfera e depois explode, de acordo com o astrônomo Thiago Signorini Gonçalves, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e com o geógrafo Sergio Mazzi, presidente da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramom) e José Willians Vilas Boas, da divisão de astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Roberto Costa, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). Os registros ocorreram pouco depois das 5h.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O clarão foi registrado na capital, e em pelo menos oito cidades do interior do estado: Aguaí, Hortolândia, Rio Claro, Amparo, Pedreira, Campinas, Sorocaba e São João da Boa Vista.
Veja vídeo: